domingo, 6 de janeiro de 2013

CASA DE DEUS




“Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.”
Gênesis 28:17



Há exatos 55 anos atrás Deus reservou a uma porção de irmãos a incumbência de inaugurarem no ainda Distrito de Cuitegi, um local para adoração de um Deus vivo. Em 06 de janeiro de 1958 após duras lutas e esforços redobrados os irmãos em Cristo viram se concretizar um sonho e puderam cultuar a Deus pela primeira vez dentro do primeiro templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus local. Congregada a Igreja de Guarabira permaneceu até o ano de 2005, e teve durante esse período de 47 anos a direção pastoral desta igreja o Pr. Francisco Ananias, Pr. José Aprígio de Lima e posteriormente o Pr. Inaldo Henriques da Silva (durante 30 anos).
Após, emancipada à igreja, recebeu como seu primeiro pastor local o Evangelista Severino Ataíde da Fonseca, que trabalhou durante 3 anos e 7 meses incansavelmente para consolidar a autonomia da obra nesta cidade, dando ao templo central características de sede local e novos equipamentos, inclusive a separação de irmãos para o ofício eclesiástico, 4 Diáconos e 2 Presbíteros.
 Foi durante a passagem do Pr. Ataíde que se abriram os primeiros trabalhos de congregações, em 18 de setembro de 2005 o Bairro do Seixo recebeu (onde hoje ainda se encontra) o primeiro ponto de pregação, que após um tempo passou-se a se chamar de Congregação do Seixo. Já em 26 de agosto de 2007, o segundo ponto de pregação deu-se início no povoado da Malhada onde já se encontravam alguns irmãos crentes.
Em 2009, com a mudança pastoral, o Pr. Antonio Barbosa Dornelas tornou-se o segundo dirigente local numa passagem rápida de 7 meses apenas. Sob sua direção foram abertos os trabalhos evangelísticos do Conjunto Roberto Paulino, Sítio Palmeira e Chã da Boa Esperança.
Como terceiro dirigente, desde setembro de 2009, pastoreia as ovelhas deste rebanho o Pr. João Camilo de Oliveira Filho, que não tem medido esforços na busca pela expansão e propagação do Evangelho neste município. Nos últimos 3 anos, a Igreja Assembleia de Deus de Cuitegi tem demonstrado força e determinação impulsionada pelo crescimento da obra e novos obreiros ávidos pela difusão do Evangelho. Foi nesse aspecto que em 15 de abril de 2010 o povoado da Malhada recebeu feliz o Pr. José Carlos de Lima (Presidente da COMADEP) e demais pastores, juntamente com a igreja local, para definitivamente inaugurar o primeiro templo de congregação totalmente pronto. O trabalho não parou, e poucos meses depois, deu-se início a construção do templo da Congregação da Palmeira, já que neste sítio não havia local específico para o funcionamento dos cultos. Em 31 de agosto de 2011, proveu Deus nos abençoar mais uma vez concedendo-nos mais uma noite inaugural, abrindo por definitivo as portas de uma das mais belas instalações cultuais para adoração ao
Senhor nosso Deus. Por ocasião do evento, também esteve presente vários pastores de cidades vizinhas e o Pr. Presidente da Convenção.
Dando continuidade as construções, o desafio atual é a conclusão do primor que se ergue no Bairro do Seixo, com dimensões acima da própria sede, o templo da congregação do citado bairro louva a Deus desde antes a sua inauguração, são números que impressionam e nos fazem exaltar ao Deus que tem abastecido os celeiros dos seus servos para abençoarem esta obra.
Apesar do pequeno espaço que dispõem os irmãos do Conjunto Roberto Paulino, há já comprado um terreno que futuramente servirá para construção do 4º templo de congregação, este no referido bairro.
Há em vista um grande desafio a ser vencido que vez por outra se expõe necessário ser solucionado. Com o desenvolvimento do trabalho de Deus após a emancipação desta igreja, o número de membros tem se elevado constantemente e tornando o espaço do templo central pequeno e às vezes desconfortável em períodos festivos, diante desta realidade, a administração da igreja já vê a necessidade de um esforço maior na concretização de um templo mais amplo, com melhores acomodações e espaços adequados a todos os eventos.
Atualmente a igreja realiza 6 cultos simultâneos aos domingos, na central, congregações e pontos de pregação; todas as reuniões contam com a efetiva participação do pastor da igreja e dos 4 presbíteros, 6 diáconos e vários auxiliares, ambos em plena atividade.
São ações de um povo que vê os marcos de um trabalho voltado para o Reino de Deus, que luta e vence sob a graça e a perseverança na palavra do Senhor, e permanece firme no propósito de alcançar a tão gloriosa promessa que Cristo tem nos prometido.


“Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.”
Salmos 126:3


Odacy Marques

Bíblia de Estudo Pessoal

Bíblia de Estudo Pessoal
Clique e conheça as ofertas